Início » Ser Mãe » 10 cuidados essenciais com o recém-nascido

10 cuidados essenciais com o recém-nascido

Compartilhe nas Redes Sociais

Conheça 10 Cuidados Essenciais com o Recém-nascido:

A gestação requer cuidados especiais (ainda não viu nosso post de cuidados na gravidez? Clique aqui e fique por dentro!) e isso deve se manter durante todo o desenvolvimento do bebê. Especialmente para as mamães e os papais que não têm tanta experiência, evitar alguns comportamentos é essencial para garantir um desenvolvimento tranquilo e saudável. Saiba os 10 cuidados essenciais com recém-nascido:

Leia Também

1 – Exames neonatais

Os testes do pezinho, olhinho, coração e língua são importantíssimos e devem ser feitos ainda na maternidade. Eles identificam possíveis doenças congênitas e síndromes, facilitando o tratamento imediato. Certamente um dos cuidados essenciais com o recém-nascido que irá contribuir com a saúde do bebê.

cuidados essenciais com o recém-nascido - exames

2 – Ambiente tranquilo

Tenha em mente que o bebê está saindo de um ambiente em que se sente protegido e calmo: o útero. Por isso, a casa deve ser silenciosa e tranquila, para que sons externos não afetem no sono e na amamentação.

cuidados essenciais com o recém-nascido - quarto

3 – Na hora do banho

Os cosméticos neutros são sempre a melhor opção se você prefere evitar alergias. Composições muito complexas, produtos cheirosos em excesso e muito coloridos podem desenvolver alergias no bebê. Os sabonetes tradicionais (neutros e de glicerina, por exemplo) são ótimas opções para evitar impasses como esses. Substituir talco por amido de milho também é uma boa opção.

cuidados essenciais com o recém-nascido - sabonete

4 – Espaços fechados e tumultuados

Evitar frequentar espaços muito barulhentos e cheios. Isso pode deixar o bebê estressado, além de contrair doenças das pessoas que por ali circulam. Lembre-se: o sistema imunológico da criança está se fortalecendo, então é essencial respeitar essa fase e evitar excessos. Mais um dos cuidados essenciais com o recém-nascido que podem evitar dores de cabeça para a mamãe, além de ser fundamental para a saúde do bebê.

cuidados essenciais com o recém-nascido - multidão

5 – Como receber visitas?

O nascimento de uma nova vida é uma felicidade para todos. Assim que o bebê e a mãe retornam para casa, as visitas passam a ser constantes, mas é bom evitar contato com pessoas doentes (gripadas, por exemplo) e se certificar de que as mãos de todos estão limpas antes de tocarem na criança.

cuidados essenciais com o recém-nascido - limpeza

6 – A troca de fraldas

Nesse período, a troca de fraldas acaba sendo muito mais constante. Ao limpar o bebê, prefira usar algodão umedecido em água morna. Utilizar lenços umedecidos, mais uma vez, pode contribuir para alergias que não serão nada agradáveis.

7 – As dores de barriga

A partir da terceira semana de vida as tão temidas cólicas intestinais começam a incomodar, e os pequenos acabam ficando irritados e choram bastante. Para aliviar esse incômodo, consulte seu pediatra para que ele indique massagens caseiras eficazes. Compressas de água morna (nunca em contato direto com a pele do bebê) pode deixa-lo mais relaxado e, consequente, sentir menos dor.

cuidados essenciais com o recém-nascido - massagem

8 – Os cuidados com a mãe

Não esqueçam de vocês quando o beber nascer. Mamães também precisam de atenção, pois se sentem sobrecarregadas (principalmente se tiverem que fazer atividades domésticas). Tente tirar um tempo para você dividindo com algum amigo ou familiar os cuidados essenciais com o recém-nascido. Cuide-se bem para que bebê também sinta suas boas energias.

9 – Rotina

Bebês têm horários específicos em que dormem e sentem fome. Por isso, é interessante entender as necessidades da criança e se adaptar a elas. O sono não deve ser interrompido, mesmo que para satisfazer a vontade daquela visita que veio no momento impróprio. Evite comprometer a rotina dele e garanta horários bem definidos.

via GIPHY

 

10 – O toque

Em determinados períodos da semana, deixe que o bebê se toque e descubra seu corpo após o banho ainda sem roupa, por exemplo. O toque é fundamental para o desenvolvimento psicomotor de todos os indivíduos e já pode ser feito logo na infância, que é a fase do descobrimento dos sentidos.

São apenas algumas dicas e cuidados essenciais com recém-nascidos que quisemos compartilhar com você mamãe. Qualquer dúvida, consulte um pediatra. Cada caso é um caso e só um médico especialista pode ajudar a identificar outras possíveis necessidades do bebê.

Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber nossos posts toda semana 😉

Beijoos <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.