Início » Ser Mãe » Como aliviar o incômodo do nascimento dos dentes

Como aliviar o incômodo do nascimento dos dentes

Nascimento-Dos-Dentes
Compartilhe nas Redes Sociais

A saúde bucal do bebê merece atenção, especialmente no período do nascimento dos dentes: é importante ficar atento aos sinais

Cuidar do bebê durante o nascimento da dentição nem sempre é uma tarefa tranquila. Os pequenos sentem muita dor nessa fase, já que o surgimento dos primeiros dentes causa incômodo. Todavia, por mais que sejam inevitáveis, essas dores podem ser amenizadas com alguns cuidados básicos. Confira!

Quando os dentes começam a nascer?

O início do nascimento dos dentes varia de criança para criança, pois cada organismo tem um desenvolvimento diferente. Mas, em geral, a dentição começa a se evidenciar a partir do 6° mês de idade. O fim do ciclo também é variável, podendo acontecer aos três anos de idade da criança. Saiba como cuidar da dentição nas fases iniciais!

Nascimento-Dos-Dentes

 

Os sintomas

Alguns sintomas são característicos no nascimento da dentição:

  • O bebê fica mais irritado;
  • Há uma diminuição de apetite;
  • Morder/babar;
  • O bebê esfrega as gengivas;
  • Pode ocorrer períodos de febre baixa.

A intensidade dos sintomas pode ser diminuída com alguns cuidados básicos.

Ofereça alimentos gelados à criança

Uma boa forma de aliviar as dores do nascimento da dentição é oferecer alimentos gelados à criança. A banana é uma boa opção, que, quando servida gelada, além de ser um lanche saudável, provoca uma sensação anestésica. Mas aqui não há regra: opte pela fruta que o pequeno mais gostar.

Leia também…

Dicas básicas para tirar fotos do bebê em casa

Tudo o que você precisa saber sobre a Catapora Infantil

Nascimento dos dentes: Brinquedos mordedores

Os brinquedos mordedores são bons aliados para aliviar a dor e a coceira da dentição. Coloque-os na geladeira alguns minutos antes de oferecê-lo à criança. É essencial que seja fácil para o bebê segurar e que ele goste de brincar com o objeto. Assim, a criança estará aliviando a dor e se divertindo com o brinquedo.

Nascimento-Dos-Dentes

Massagem na gengiva

Em um momento tranquilo do dia, higienize as mãos, sente-se com o bebê e massageie a região dos dentes com movimentos leves e circulares. A massagem aliviará a tensão da região. Esse contato entre a mãe e o bebê é uma das práticas mais significativas para aliviar as dores do nascimento dos dentes.

Consulte o pediatra!

Não se esqueça: as dicas não substituem o acompanhamento pediátrico. Se as dores se mostrarem muito intensas, não hesite em consultar o médico. Caso necessário ele receitará medicamentos específicos para a situação do bebê.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o #BlogBoyzinhos porque tem sempre conteúdo sobre maternidade por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.