Início » Ser Mãe » Os dentinhos do bebê: Primeiros cuidados.

Os dentinhos do bebê: Primeiros cuidados.

dentinhos-do-bebe
Compartilhe nas Redes Sociais

Os cuidados nessa fase são importantíssimos e podem garantir uma dentição forte e saudável. Por isso, é necessário que você saiba os primeiros cuidados com os dentinhos do bebê.

Saiba como lidar com os primeiros dentinhos do bebê.

Geralmente aos 6 meses de idade (podendo ser antes ou depois) é o período em que os primeiros dentinhos do bebê começam a nascer. Ao todo são 20: 10 superiores e 10 inferiores, podendo surgir até o 1 ano e meio de vida da criança.

Leia também:

Massagem para fazer o bebê dormir

7 aplicativos e sites sobre maternidade que você precisa conhecer.

Alimentação para bebês: 5 alimentos que você NÃO deve dar para bebês de até 1 ano:

Lembre-se sempre que os primeiros dentinhos do bebê geram desconforto ao nascerem e em alguns casos até mesmo febre. Por isso é comum haver mudanças de comportamento neste período.

Dentinhos do bebê - Bebe com a boquinha aberta.

Higiene

Não é necessário fazer a limpeza antes do nascimento dos dentinhos do bebê, uma vez que a gengiva não é suporte de bactérias. O momento certo para começar a higienizar a boca do bebê é quando o primeiro dente surgir.

Após cada refeição, com uma gaze ou algodão umedecido com água filtrada, limpe a boca da criança delicadamente apenas para remover resíduos de alimentos. Não precisa ter medo de causar dor, essa atitude pode até aliviar possíveis incômodos do bebê.

dentinhos do bebê - algodão

Dentista

As primeiras idas ao dentista são recomendadas logo no período inicial, principalmente porque ele vai te orientar sobre a melhor forma de agir no caso do seu bebê e estabelecer a frequência das consultas.

Ter um profissional como referência é sempre muito importante para garantir qualidade de vida e sanar possíveis dúvidas.

Entre os oito e dez meses, o ideal é substituir a gaze por uma dedeira que vai facilitar bastante a limpeza de todos os dentinhos do bebê, até os do fundo da boca, que geralmente são mais difíceis de serem alcançados.

dentinhos-do-bebe

Creme Dental

O uso do creme dental gera muitas dúvidas também. Quando começar? Qual quantidade usar? Com ou sem flúor? Todas essas questões dependem da situação da criança e só um profissional vai poder indicar a melhor forma de uso, contudo, essa necessidade geralmente surge aos 10 meses.

A quantidade recomendada é o equivalente a meio grão de ervilha, mas como salientamos, o acompanhamento com um profissional vai dizer isso com mais clareza.

A medida que a criança for crescendo, o cuidado com a saúde bucal – e o corpo todo também – deve ser estimulado pelos pais afim de garantir que ele não seja resistente à escovação, por exemplo, e isso cause problemas futuros.

dentinhos do bebê - creme dental

Com o tempo os pequenos aprendem e essas atividades se tornam prazerosas! É sempre bom ensinar bons hábitos logo nos primeiros anos de vida.

Continue nos acompanhando. Toda semana temos ótimos conteúdos para mamães e gestantes!

Até a próxima 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.